terça-feira, 24 de novembro de 2009

Obesos: As novas vítimas?

3 notícias publicadas pela BBC Brasil sinalizam quem será alvo da obsessão pela saúde no mundo.
"Aliás, apregoar o discurso epidemiológico – leia-se científico – como o único possível é uma forma de inculcar determinado tipo de raciocínio, que desconsidera a subjetividade humana ou, no mínimo, a joga para baixo do tapete." - Marcos Santos Ferreira - “Navegar é preciso, viver não é preciso”: risco no discurso da vida ativa (tese de doutorado)"


Casal obeso perde guarda dos filhos na Escócia
12/11/2009
Um casal obeso perdeu a guarda dos seus sete filhos na cidade britânica de Dundee, na Escócia, por, segundo os assistentes sociais, colocar em risco o bemestar das crianças. A maior parte das sete crianças – a mais nova tem poucas semanas de vida, e a mais velha, 13 anos de idade – também está acima do peso normal.
A mãe, de 40 anos, tem mais de 145 kg. O pai, de 53, pesa quase 115 kg. Segundo as autoridades, os nomes dos pais não foram revelados para proteger a identidade das crianças.
A Grã Bretanha parece estar liderando o ranking desse tipo de ação. No país de Gales, fumantes são proibidos de adotar crianças...
Ler matéria completa (pdf)

Adolescentes com amigos obesos podem ter ganho de peso, diz estudo
12/11/2009
Pesquisa da Universidade do Havaí, nos Estados Unidos, sugere que adolescentes que têm amigos obesos tendem a desenvolver problemas de peso.
A pesquisa, publicada na revista Economics and Human Biology descobriu uma forte ligação entre o peso dos adolescentes e o de seus amigos mais próximos. A partir daí, os pesquisadores descobriram que as amizades entre os adolescentes tendem a ser feitas em grupos, de acordo com o peso. Isto significa que os que estão acima do peso tendem a permanecer juntos.
Segundo os autores do estudo não é possível afirmar, a partir desta pesquisa, se adolescentes acima do peso influenciam os amigos para que eles também fiquem acima do peso ou se adolescentes obesos simplesmente escolhem ficar juntos.
Ora, se não é possível afirmar isso, porque publicar um estudo assim? Como se não bastasse a discriminação sofrida por crianças gordinhas na escola, ainda mais essa...
Ler matéria completa (pdf)

Campanha contra obesidade em NY mostra refrigerante despejando copo de banha
12/11/2009
A estratégia da campanha é promover uma redução no consumo de refrigerantes usando a tática de chocar as pessoas com a força da imagem, que, no caso, vem acompanhada dos dizeres"Are You Pouring on the Pounds?" ("Você está derramando os quilos a mais?", em tradução livre).
Defensores das campanhas de saúde pública afirmam que os Estados Unidos estão vivendo hoje uma epidemia de obesidade que custa ao país US$ 147 bilhões por ano em gastos com saúde. De acordo com as últimas estatísticas do governo americano, 32.2% dos americanos adultos e 17.1% das crianças já são clinicamente obesos.
Ai ai ai, já ouvimos esta conversa antes
Ler matéria completa (pdf)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários deste blog serão moderados. Não serão permitidos comentários ofensivos ou desrespeitosos.