sábado, 5 de dezembro de 2009

Aécio Neves sanciona lei que reconhece direitos de fumantes e donos de estabelecimentos

O Governador Aécio Neves sancionou ontem a Lei Antifumo em Minas Gerais.
Ao contrário da lei de Serra (imitada pelo Rio de Janeiro), a lei sancionada pelo governador de Minas Gerais reconhece a existência dos fumantes. Garante seus direitos, assim como os direitos dos donos dos estabelecimentos - negadas pelo governador paulista José Serra.

Diferenças entre a lei mineira e a lei paulista:

Minas: permite fumar em locais semi-abertos ("superfícies abertas em pelo menos um de seus lados, cobertas ou não, ainda que delimitadas em seus contorno")
São Paulo: só permite fumar em ambientes descobertos (com exceção às calçadas)

Minas: permite fumódromos em estabelecimentos com área superior a 100m2 (não pode exceder a 30%)
São Paulo: a lei de Serra extinguiu totalmente os fumódromos, mesmo aqueles frequentados exclusivamente por fumantes (fumódromos das empresas)

Minas: assegura às tabacarias o direito de atender seus clientes fumantes, desde que na porta haja um aviso sobre os males do fumo
São Paulo: a lei de Serra não permite às tabacarias servir bebidas ou comida aos fumantes

Minas: a multa pode ser transferida para o fumante caso seja provado que a infração foi provocada pelo cliente que desrespeitou as regras da casa
São Paulo: a lei de Serra responsabiliza exclusivamente aos estabelecimentos

Minas: os recursos arrecadados com as multas serão destinados ao Fundo Estadual de Saúde e aos Fundos Municipais de Saúde e serão aplicados em ações e serviços de saúde voltados para a prevenção e o tratamento do câncer
São Paulo: a lei de Serra não especifica para onde irão os recursos arrecadados com as multas

Percebam, não fumantes, como é possível legislar sem ferir os direitos dos cidadãos. São atitudes assim que os fumantes esperam. Ninguém quer "invadir", "impor sua fumaça", obrigar pessoas a fumar passivamente. Com boa vontade e tolerância é possível atender a todos.

4 comentários:

  1. lei fraca, deveria seguir ''AS REGRAS DE SAO PAULO''

    ResponderExcluir
  2. a grande e massiva propaganda do insano serra conseguiu: os nao fumantes nao param de reclamar dos fumantes, dizendo que quem fuma esta sempre errado e nao tem DIREITO.
    proximo passo deve ser retirar o direito de voto dos fumantes, pois podem atrapalhar as eleicoes

    estou com medo, imaginem esse serra louco como presidente?

    ResponderExcluir
  3. Olá Caros,

    Venho acompanhando o blog, o twitter e o site de vocês a algum tempo e posso afirmar que foi um dos mais importantes achados dos últimos anos. Como fumante, sinto o preconceito e a marginalização tão legitimados por nossa sociedade, (tão ou mais que o preconceito linguístico, por exemplo).

    Gostaria de parabenizar pelo trabalho e iniciativa de "defender o fumante e não o fumo". Sei das facetas positivas desse hábito (que perde grande parte delas, quando se torna vicioso) e isso reflete-se nos textos que escrevo, nos meus personagens e nas ambientações.

    Mais uma vez, vos parabenizo.
    Um abraço,
    Bruno Carvalho

    ResponderExcluir
  4. Olá Bruno,
    Muito obrigada pelo seu comentário.
    Uma coisa interessante e que poucos sabem é que nós que lutamos pelos direitos dos fumantes fazemos isso sem qualquer ajuda ou patrocínio, ao contrário da poderosa Indústria Antifumo, subsidiada por indústrias farmacêuticas e entidades internacionais.
    Depois de toda onda antifumo criada pelas leis recentes, muitos faturaram: aumentou a venda de remédios, políticos ganharam mais uma bandeira e alguns médicos, notoriedade.
    No entanto, o dono da banca de jornais onde compro meus cigarros disse que nunca vendeu tanto...

    ResponderExcluir

Os comentários deste blog serão moderados. Não serão permitidos comentários ofensivos ou desrespeitosos.