sábado, 20 de fevereiro de 2010

Benefícios da combinação de vitaminas C e E

(veja as fontes de vitamina C e E na nossa "Alimentação para Fumantes")

Estudo publicado em 25/02/2006 mostra que suplementos de vitamina C podem frear a diminuição de vitamina E nos fumantes. Foi o primeiro estudo em humanos mostrando a interação destes dois antioxidantes.

O estudo mostra que 1000mg de vitamina C por dia diminui em até 45% a redução de uma forma de vitamina E nos fumantes. No geral, suplementos de vitamina C ajudam a proteger a função e os níveis de plasma da vitamina E. Fumantes que ingerem suplementos obtêm o mesmo nível protetor anti-oxidante dos nao fumantes.

Por ter maior perda dos antioxidantes protetores, os fumantes devem cuidar melhor da alimentação. No entanto, pesquisas demonstram que apenas 8% dos homens e 2,4% das mulheres ingerem níveis adequados de vitamina E. Os fumantes também normalmente ingerem muita carne mas poucas frutas e vegetais (maiores fontes de antioxidantes). Apesar dos fumantes necessitarem níveis mais altos de antioxidantes, sua dieta normalmente é fraca.

Na pesquisa, os participantes seguiram uma dieta pobre em frutas e vegetais por 3 meses, resultando numa queda nos níveis de vitamina C. Alguns receberam suplemento de vitamina C e outros um placebo. Fumantes que receberam suplementos de vitamina C tiveram o mesmo nível de queda de vitamina E dos não fumantes, enquanto que os indivíduos com deficiência de vitamina C perderam vitamina E alpha numa velocidade 25% maior que não fumantes, e Vitamina E gamma numa velocidade 45% maior.

"O que o trabalho demonstra é que as Vitaminas C e E devem trabalhar juntas para cumprir seu papel vital," diz Maret Traber, chefe da pesquisa realizada. "Elas têm efeito sinérgico que não será obtido pela ingestão de uma ou de outra, e níveis adequados destes nutrientes são especialmente importante para os fumantes"

Ler Matéria na Íntegra

Um comentário:

  1. Recebi um email avisando sobre a moderação de comentário para este post. Por algum motivo o item "moderar comentários" não aparece aqui, mas, devido à sua importância, vou colar o comentário aqui e responder. Assim que o problema do bloggspot for resolvido farei as correções necessárias.
    A íntegra do comentário:
    "Olá ,meu nome é Kika,e adorei o site e tenho muitas dúvidas sobre esse assunto.fumo com frequência,mesmo que de vez em quando deixo por períodos longo,mas sempre volto e tenho um histórico familiar de avc e enfarto do miocardio.Tenho medo,mas não consigo parar já fiz de tudo,então pensei...vou tomar algumas vitaminas que possam me ajudar a amenizar os danos do cigarro,tomo vitaminas C e E é correto???ou só a vitamina C resolve??e outra coisa tenho gastrite,a vitamina C vai piorar mais a minha situação? devido a minha gastrite??ficarei aguardando uma resposta."

    Kika, em primeiro lugar, obrigada pelos elogios ao site.
    Em primeiro lugar tenho a obrigação de dizer que, com este histórico familiar você deveria pensar seriamente em seguir algum programa para parar de fumar, com acompanhamento profissional. Os medicamentos vendidos em farmácia advertem que não devem ser usados por fumantes com problemas cardíacos. Tomar esses medicamentos por conta própria seria muito arriscado.
    Apesar de todo o circo em torno da lei antifumo infelizmente a fila para tratamento em rede pública é de 3 meses, mas no seu caso acho que vale a pena tentar.
    Você diz que tem um histórico familiar de AVC. Não sei se você sabe mas fumantes que tomam pílulas aumentam a probabilidade de ter AVC. Você deveria consultar seu ginecologista a respeito disso caso tome pílula também.

    Esta postagem é apenas a divulgação de um estudo (clique em "ler a matéria na íntegra" para acessá-lo).
    Vários estudos mostram que o fumante não tem problemas de saúde APENAS por fumar, mas por que ALÉM de fumar descuida de vários aspectos da saúde. Isso é uma característica da maioria dos fumantes. Este descuido ajuda a piorar ainda mais sua saúde.
    O estudo publicado nesta postagem mostra que ingerir a combinação de vitaminas E e C ajudar a combater a diminuição de antioxidantes protetores. Em nenhum momento ele fala em proteção contra infarto no miocardo e AVC.
    Espero ter ajudado!

    ResponderExcluir

Os comentários deste blog serão moderados. Não serão permitidos comentários ofensivos ou desrespeitosos.