sábado, 20 de fevereiro de 2010

Cigarros, anticoncepcionais e AVC

Ainda não temos um ginecologista para orientar nossos internautas. Profissionais que querem participar mas não podem ter sua imagem atrelada a questões tabagistas podem usar o disfarce do Dr. X.

Muitos ginecologistas desaconselham mulheres fumantes na questão do uso de anticoncepcionais devido ao risco de AVC. Como fica a mulher fumante frente a esta questão? Não toma anticoncepcionais? Arrisca um AVC e evita a gravidez?

O AVC (acidente vascular cerebral) é caracterizado pela perda súbita de função neurológica, devido a entupimento ou rompimento de vasos sanguíneos do cérebro. Este acidente resulta na interrupção da circulação sanguínea e consequentemente na irrigação da área atingida do cérebro, causando a morte das células neurológicas. Ocorre subitamente e pode ou não deixar sequelas permanentes. O mais comum é o AVC Isquêmico, por entupimento dos vasos.Muitos fatores podem aumentar as chances de uma pessoa sofrer este tipo de acidente, como hipertensão, o hábito de fumar e o uso de contraceptivos orais.

O organismo feminino tem uma substância que tem efeito protetor contra inúmeros fatores de risco para o AVC, o estrógeno. Este hormônio estimula, por exemplo, a produção de HDL ("colesterol bom").

O organismo feminino tem uma reação com a nicotina. Ela faz com que o estrógeno seja consumido mais rapidamente, atrapalhando esse efeito protetor. O monóxido de carbono piora a situação: ele diminue a oxigenação de todos os órgãos, incluindo os ovários, que passam a produzir menos estrógeno. O resultado da entrada das duas substâncias é menos estrógeno circulando e portanto diminuição da sua ação protetora.Ao mesmo tempo, estudos existentes mostram que os riscos de AVC aumentam com o uso de contraceptivos combinados (que contém estrógeno e progesterona). Contraceptivos de baixa dosagem aumentam menos esse risco e os não combinados (somente progesterona) não inerferem em nada.

Deste modo a recomendação quanto ao uso de contraceptivos orais é a seguinte: nunca somar fatores de risco. Uma mulher que tem hipertensão não deve tomar contraceptivos combinados. O mesmo raciocínio vale para a mulher fumante.

Pergunte ao seu ginecologista se você pode tomar um anticoncepcional de progestógeno (sem estrógeno).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários deste blog serão moderados. Não serão permitidos comentários ofensivos ou desrespeitosos.