sábado, 20 de fevereiro de 2010

Como age o cigarro

Dr. X Fonoaudiólogo é o consultor do eufumo para cuidados com a voz do fumante. O Conselho Regional de Fonoaudiologia nao permite aos profissionais participarem de qualquer atividade que os atrele ao cigarro. Mesmo assim, nosso consultor, por não aceitar que um fumante deva ficar sem atendimento nos presta este valoroso serviço com suas dicas.

Como Age o Cigarro

A fumaça e o alcatrão dos cigarros, charutos e cachimbos ressecam o trato vocal, causando irritação da mucosa do nariz, boca e laringe. Numa reação de defesa do organismo, é formado um depósito de secreção ao longo das pregas vocais - o pigarro. A tosse e o pigarro são conseqüências da irritação da mucosa e favorecem diversas alterações como edemas, pólipos, hiperplasias, displasias e câncer de laringe, cuja incidência é 40 vezes maior em relação aos não-fumantes. A tosse também provoca um intenso atrito nas pregas vocais, podendo lesioná-la.

A fumaça quente também agride todo o sistema respiratório, ressecando o aparelho fonador.

O depósito da nicotina nas pregas vocais provoca seu inchaço - a longo prazo, a voz engrossa e perde a potência. O processo de inchaço das cordas vocais também ocorre na menopausa. Elas ficam mais pesadas e vibram menos - o que faz com que a voz fique mais grave.

Os exercícios indicados para melhorar a voz do fumante são os mesmos indicados indicados para mulheres na menopausa: são exercícios para ativar a circulação sanguínea para facilitar as trocas celulares e reduzir a quantidade de líquidos que causam o inchaço. Exercícios para "calibrar a voz", através da repetição de sons facilitadores, fazem com que a voz seja deslocada - do fundo da garganta para a ponta dos lábios - menos gutural e mais leve. Ao melhorar a circulação sanguínea, os exercícios favorecem, para o fumante, a eliminação das toxinas, reduzindo a formação do pigarro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários deste blog serão moderados. Não serão permitidos comentários ofensivos ou desrespeitosos.