sábado, 20 de fevereiro de 2010

Cuidados com a Pele

conceição figueiredo - esteticista
Conceição Figueiredo, proprietária da clínica de estética "Belle de Jour" é consultora do eufumo para assuntos sobre estética e cuidados com a pele.

"O fumo envelhece a pele mais do que qualquer outro agente interno ou externo. A pele saudável repassa nutrientes e retira toxinas. Tem uma textura agradável e aveludada. Ao fumar, as toxinas são distribuídas por todo o organismo pela corrente sanguínea, comprometendo o transporte de nutrientes e a síntese de vitaminas importantes. O resultado é uma pele com aparência amarelada, opaca e sem vida. Outros efeitos colaterais do fumo são o aumento da produção de radicais livres e a perda de vitamina C - fundamental para a formação do colágeno, que evita a flacidez muscular e a flacidez da pele. Cada cigarro rouba 25mg de vitamina C. O fumante deve procurar ingerir vitamina C que promove a formação de colágeno, e evitar aspirina, que destrói a vitamina C.

A combinação de fumo e álcool acelera ainda mais o envelhecimento da pele.

Cuidados básicos diários com a pele:

Noite
Limpar a pele com um leite ou emulsão adequado ao seu tipo de pele, passando um algodão embebido no produto em movimentos rotativos, até o algodão sair limpo.- Passar uma loção tónica de preferência sem álcool, se for pele menos jovem. Pele oleosas pode conter álcool. A loção tem a finalidade de equilibrar o pH da pele, para melhor absorver o produto que irá tratar a pele. Dependendo da idade , usar um creme apropriado à necessidade da pele.

Manhã
Repita os dois primeiros passos acrescentando um creme hidratante e protetor solar
Amenize os efeitos do fumo na pele

Limpeza de Pele
A maioria dos fumantes acaba tendo uma pele mais áspera, sem brilho e sem cor saudável. Essa pele precisa ser tratada assiduamente com cuidados especiais feitos em institutos de estética, começando por uma limpeza de pele profunda para, além de retirar cravos, desintoxicá-la. Esse procedimento é importante, para uma melhor assimilação dos cremes.

Peeling de Diamante
Outro procedimento após a limpeza, que dá nova vida à pele, é o Peeling de Diamante.
O Peeling de diamante é um procedimento por microdermoabrasão através de ponteiras diamantadas, que vão fazendo um suave lixamento da epiderme, desgastando as células mais envelhecidas e superficiais. Esta técnica dá brilho, estimula a formação do colágeno, atenua rugas superficiais, clareia as manchas e tira toda a aspereza da pele, deixando-a mais aveludada. Uma aplicação é suficiente para notar uma mudança na sua aparência, mas o ideal para que haja uma boa estimulação do colágeno e clareamento é fazer cinco aplicações - a cada 7 ou 15 dias dependendo da necessidade.

Hidratação
Normalmente a pele do fumante é mais desidratada, que a do não fumante. Cuidados diários de limpeza e uso de cremes não são suficientes - é preciso um trato mais profundo com aparelhos capazes de promover a passagem dos produtos através das diversas camadas de pele. Os aparelhos usam correntes elétricas que, além de promover a penetração das substâncias, também estimulam todas as camadas celulares, trazendo grande benefício à pele no combate ao envelhecimento.

As avaliações de pele normalmente são gratuitas e sem compromisso, mas os institutos costumam pedir para marcar horário.

2 comentários:

  1. E quando vc não tem condição financeira para frequentar institutos de beleza???

    ResponderExcluir
  2. O que nossa colaboradora coloca aqui é que os tratamentos são MAIS EFICIENTES se forem feitos em institutos de beleza. Para que não tem condições de frequentá-los, o simples fatos de seguir as orientações postadas aqui já ajuda bastante.
    Bom também é procurar seguir uma dieta saudável (Dyléa Gaspar Barros, nossa nutricionista, inclusive publicou um cardápio chamado "Alimentação para fumantes", disponível no site).

    ResponderExcluir

Os comentários deste blog serão moderados. Não serão permitidos comentários ofensivos ou desrespeitosos.